Design Inteligente enquanto ciência é uma fraude - Visão de um teísta

09:44 Herbster 0 Comentarios



Abaixo uma opinião do físico, autor, colunista, comentarista político e teísta Charles Krauthammer acerca da Teoria do Design Inteligente (DI), publicada em sua coluna no Washington Post em 2005:

"Design Inteligente pode ser uma filosofia interessante, mas como ciência, é uma fraude.

Uma “teoria” que viola os requerimentos científicos mais básicos.

Como é ridículo fazer da evolução a inimiga de Deus. O que poderia ser mais elegante, mais simples, mais brilhante, mais econômico, mais criativo, e mais divino, do que um planeta com milhões de formas de vida, diferentes e interagindo, todas derivadas, em última análise, de variações acumuladas sobre uma molécula de fita dupla, maleável e fecunda o suficiente para nos dar moluscos e camundongos, Newton e Einstein?

Design Inteligente não é ciência. É questão de fé, e até hoje não produziu benefício algum para a humanidade (diferente da evolução e das ciências verdadeiras em geral). Não é nem de longe uma “alternativa” à evolução, porque se trata de pseudo-ciência, religião se fazendo passar por ciência. Logo, em hipótese alguma deve ser ensinado como se fosse ciência, nas escolas. Não é ciência, é religião. E que limita Deus às lacunas científicas, ou seja, na medida em que as lacunas vão sendo preenchidas, Deus vai diminuindo e se tornando inútil. Quão pequeno é esse Deus, ao qual só sobram as lacunas de conhecimento!

Evolução é ciência de verdade, baseada em evidências e fatos. E ao contrário do que dizem os fundamentalistas (tanto ateus quanto religiosos), não é incompatível com Deus.

Você que sabe se deseja que seus filhos aprendam falsa ciência, ou a verdadeira ciência que tantos benefícios tem trazido para a humanidade, ao contrário de pseudo-ciências como o DI.

Eu já fiz minha escolha, aliás, nunca pensei diferente; jamais considerei o DI como alternativa a ser seriamente levada em conta, pelo simples motivo de que sempre soube que não é ciência de fato. A diferença é que antes eu não era cristão".

Encerrado o artigo, nosso comentário:

Muitos defensores argumentam que a Teoria da evolução é um "dogma" do ateísmo e que o Design Inteligente é uma teoria científica que refuta a evolução.

Mas, estes mesmos tapam os ouvidos e fecham seus olhos para o fato de que O Design Inteligente é muito diferente da ciência. Embora a ideia lide com fenômenos do mundo natural, a investigação nesta área não tem nenhuma das outras características da ciência. O mais importante é que, apesar de proponentes do DI às vezes fazerem reivindicações testáveis — e refutadas — que se relacionam com a teoria da evolução, o próprio Design Inteligente não é testável e, portanto, não pode ser validado pelo método central da ciência — testar ideias com evidência do mundo natural.

Refutar a Teoria do DI enquanto ciência não é questão de ter fé ou não. É questão de saber o que é ciência ou não.


Quem quiser entender de forma sucinta porque DI não se enquadra no conceito de ciência, recomendamos o Link: 
http://saberciencia.tecnico.ulisboa.pt/artigos/design-inteligente-checklist.php

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga