Como sabemos o que é verdade?

05:02 Herbster 0 Comentarios



Desde que os seres humanos foram capazes de pensar, fizemos grandes perguntas sobre como funciona o mundo a nossa volta.

Algumas pessoas pensavam que existia uma outra realidade, além daquela que podemos perceber por nossos sentidos normais. Um mundo sobrenatural onde pode existir fantasmas, duendes, deuses e demônios.

Eles pensavam que o conhecimento vinha da fonte, de revelações sobrenaturais, visões proféticas ou livros divinamente inspirados.

Outros pensavam que a maneira de aprender é observando o mundo ao nosso redor cuidadosamente e em detalhes. Formando idéias sobre porque as coisas se comportam do jeito que se comportam, testando essas idéias através de experimentos, refinando-as à luz da experiência e então, testando-as novamente.

Entre todos os variados métodos que as pessoas tentaram usar para descobrir como o mundo funciona, observação, experimentação e o teste de teorias contra a evidência tem o melhor histórico.

Profetas previram o fim do mundo em muitas ocasiões, mas ainda estamos aqui.

Antigos livros contém uma descrição do Universo que acabou por ser totalmente incorreta.

Se você fosse escolher entre tomar um remédio prescrito por um médico cujos métodos são baseados no experimento e alguém que receitou o remédio pra você baseado em suas visões, você provavelmente não escolheria o remédio a partir da visão.

Talvez nunca venhamos a saber de tudo, mas testar teorias contra a evidência tem se provado cada vez mais ser uma maneira confiável de obter qualquer conhecimento sobre como funciona o mundo a nossa volta.

Através da ciência, curamos doenças letais, criamos tecnologias fantásticas e aprendemos coisas sobre o Universo que nos enchem de admiração.

Quando você quiser saber o que é verdade e o que é falso, NÃO EXISTE MÉTODO MELHOR!



Como sabemos o que é verdade? por Stephen Fry

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga